Perdi o controle, e agora?

Posted on Posted in Coaching, Gestão de Pessoas, Psicologia, Recursos Humanos

“Socorro, perdi o controle da minha vida e já surtei e voltei mil vezes nesse isolamento!”

Não ouvi isso só uma vez, e falar sobre controle, domínio, é sempre um movimento interessante pelas variáveis que possui.

O momento de isolamento social, pandemia, quarentena; tem aflorado sensações que já existiam internamente nas pessoas, mas com intensidades diferentes (muito mais fortes).

Por natureza é mais cômodo ao indivíduo ter o controle das situações que irá viver, por isso aquela sequência de planejar o seu ano, sua semana, suas metas diárias. Dominar as situações de vivência traz uma sensação de “saciedade” interna, na qual as pessoas querem ao máximo evitar o negativo ou coisas que possam lhe fazer mal.

Pensa no exemplo do controle remoto, vocês tem o controle da TV (escolhem o que assistem), mas vocês não controlam a programação da emissora.Ou seja, nunca tem o controle total!

Não há diferença entre a necessidade de controle de antes e agora; porém, atualmente as pessoas estão tendo que planejar períodos mais curtos (“como vou estar de manhã é diferente do período da tarde ou noite“), ou seja, emoções transformando com mais frequência, então qual a chave para aliviar isso? GESTÃO DO AGORA!

Trazendo a referência do Psicodrama (abordagem dentro da Psicologia), na qual a matriz é justamente dentro do Aqui/Agora e a espontaneidade do indivíduo, vemos a importância das pessoas usarem o tempo presente para assumir o protagonismo da situação, de suas vidas.

Viver de planejamentos futuros incertos, despertando gatilhos para aumento da ansiedade, não tem sido a opção mais saudável emocionalmente/mentalmente. Porém, se começar a partir de você (como eixo central) e não pelo outro (pois não tem o controle), e assim sentir e direcionar escolhas que são compatíveis para o seu momento, a chance de voltar a realinhar, se sentir mais seguro é maior.

As pessoas nunca tiveram o controle de tudo, não é agora que você precisa ter. Entenda que trabalhar o presente e olhar para si e evoluir em autoconhecimento. Você está tendo a chance de viver coisas que nunca imaginou por causa de um movimento de caos do mundo, aproveite esse tempo para evoluir, aprender, não só com conteúdos, mas nos processos de suas emoções. Por que será que controlar e dominar as sensações é tão importante? E por que soltar e se permitir viver o momento pode ajudar? Cada um tem seu porque, sem fórmulas mágicas, aproveite sua individualidade.

Comece o dia com movimentos positivos, coloque no papel as atividades que tem que fazer no dia, o amanhã vem depois.

 

Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista,  com Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Graduando em Psicodrama na Casa do Encontro – Franca/SP, Formação em Personal/Professional Coaching  e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas como consultor: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos .

One thought on “Perdi o controle, e agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *