Medusa: acabe com o que te paralisa!

Posted on Posted in Psicologia

Seguindo o conceito de mitologia e reflexão, trazendo além do significado de alguns mitos e o que eles podem trazer de paralelo com a nossa realidade, hoje é dia de falar da Medusa.

Deve lembrar da figura da mitologia grega na qual possuí um conjunto de cobras vivas na cabeça que são capazes de transformar em pedra quem olhe em seus olhos.

Mal sabe você que antes de ser essa criatura amaldiçoada Medusa era muito atraente e filha dos deuses marinhos, porém, por ter feito relações no templo de Atena com Poseidon, foi castigada e amaldiçoada, transformando a mesma também em uma mortal.

Perseu foi quem a enfrentou, decapitou Medusa e usou a sua cabeça como arma para avançar em seus desafios.

E o que isso traz de reflexão com os dias atuais?

Assim como Medusa, há muitas pessoas que mesmo atraentes e sedutoras, possuem um movimento negativo e “venenoso”, o que direciona toda aquela beleza à uma verdadeira aberração, não só falando da fisionomia, mas também do fato de que a negatividade é tão alta que nos paralisa a fazer algo contra e diferente.

Entenda que na vida precisa identificar quem são as Medusas que estão te prejudicando e que precisa, como Perseu, cortar o mal pela raíz e enfrentar esse movimento que vem paralisando o seu novo. O enfrentamento é constante e diário, mas nos mostra que até mesmo essas pessoas tóxicas podem ser usadas como “armas” contra situações que te levariam a caminhos piores.

O processo de identificação e de nomear suas Medusas é crucial, tendo esse levantamento conseguirá traçar qual o seu repertório para enfrentar suas paralisações. Para algumas pessoas será não se comunicar, outras situações afastar, em outras decapitar o negativo pela cabeça, mas o mais importante, avançar e não paralisar diante dos seus objetivos e desafios.

Simbolicamente, Medusa era trágica, solitária e figura uma mulher incapaz de amar e ser amada, pois odeia os homens por ter sido seduzida e, por outro lado, odeia as mulheres, pois não se conforma em ser um monstro. Não quero levar a figura do machismo que pode ser representada e nem a possibilidade de interpretação de abuso vindo de Poseidon com a mesma, mas sim o fato da negatividade da personagem.

Ao enfrentar medos e paralisações poderá ver a beleza que vem da sua matriz e do aprendizado de cada superação.

Pare, respire, identifique e enfrente suas Medusas! Você possui recursos internos para serem despertados que vão além da sua imaginação.

Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista,  com Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Graduando em Psicodrama na Casa do Encontro – Franca/SP, Formação em Personal/Professional Coaching  e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.

10 thoughts on “Medusa: acabe com o que te paralisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *